terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa, bolinhos e chocolates

Eu sei. A páscoa já passou e eu já estou engordando todos os quilos os quais tenho direito depois de horas de suor nas aulas de pilates. Passei boa parte do meu feriado me preparando para engordar, ou melhor, preperando os engordativos, com muito carinho, para as pessoas que amo (isso me inclui e muito).
Eu gostei tanto e fiquei tão contente com o resultado que quero compartilhar aqui com quem quiser ler e se inspirar talvez quem sabe, para a próxima Páscoa ou para uma data comemorativa que vem pela frente.
E o melhor! Hoje eu não vou ficar de preguiça e postarei a receitinha também. Acreditem, é bem fácil! Até eu consegui fazer :P


 





















Então, fiz os cupcakes de chocolate do Bakerella.com, site delícia das gringas. E a receita é a seguinte:

Cupcakes de Chocolate

2 1/4 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de chocolate em pó
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sopa de sal
2 xícaras de açúcar
3/4 xícara de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3 ovos, à temperatura ambiente
1 1/4 xícaras de leite
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo

Pré aqueça o forno
Misture todos os ingredientes em pó da receita, menos o açúcar
Em um recipiente separado, misture a manteiga e o açúcar até formar um creme.
No creme adicione os ovos um a um, misturando a cada vez que acrescentar um. Misture a baunilha.
Acrescente a mistura em pó alternando com o leite (mistura, leite, mistura, leite mistura), mexendo sempre que acrescentar um ingrediente.
Depois é só colocar na forminha (precisa da forma especial para cupcake, se não deforma) e assar, leva em média 20 minutos.

Recheio:

Eu recheei essas delicinhas com ganache, nunca tinha feito antes e a cozinheira da minha irmã me disse que era só fazer brigadeiro tradicional (1 receita) e acrescentar creme de leite no final, quando desliga o fogo. Ficou bem bom :)

Cobertura - glacê de manteiga
Ingredientes
1 xícara de manteiga à temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de açúcar refinado ou de confeiteiro
1 -3 colheres de sopa de leite

Modo de preparo:

Bata a manteiga e a baunilha em uma batedeira até virar um creme leve e esbranquiçado. Acrescente aos poucos o açúcar e no final, se você quiser um glacê mais cremoso, acrescente o leite por partes e vá testando a consistência. Para ficar verdinho e parecer uma grama, utilize corante alimentício verde.

Para a decoração:
Bala tubes de morango (para a alça), coelhinhos de chocalate, ovinhos de amendoim confeitados e ovinhos de chocolate.

Aí é simples, depois de recheados os cupcakes (para rechear você usa uma faca e faz um buraco em forma de cone de cabeça pra baixo e corta metade do cone, pra formar um buraco pro recheio deixando só a tampinha mesmo, depois dá pra reaproveitar a massa fazendo pop cakes - tô devendo a receita) você passa o glacê de manteiga em cima, mergulha a parte com glacê no açúcar cristal e depois decora como quiser, colocando a bala tubes com a alça do cesto, usei também um wrapper pra cupcake e soltay a creeatchyvidadjy!


Fiz essa delicinha com a cobertura de ganache e a cenourinha de pasta americana foi obra da  princesinha Mari :)
Uma boa ideia, não?

Muah :*


3 comentários: